Entrevistas

VICIOUS RUMORS

O persistente Geoff Thorpe a caminho do Brasil

Existem músicos que por mais que passem por problemas internos, trocas de integrantes e desilusões com suas bandas, preferem seguir criando a desistir. É o caso do guitarrista Geoff Thorpe, líder do Vicious Rumors, grupo criado na Bay Area de São Francisco em 1979 e que acumula onze álbuns de estúdio, sendo “Electric Punishment” (2013) o mais recente. Após participar de algumas coletâneas no início dos anos 80, a banda chamou a atenção da gravadora Shrapnel, que soltou o álbum de estreia, “Soldiers of the Night”, em 1985 – a formação, que foi bastante alterada com o passar dos anos, trazia Vinnie Moore (atual UFO), outro jovem talento na guitarra. Com o sucesso de “Digital Dictator” (1988) veio o contrato com a major Atlantic, responsável pelo lançamento de “Vicious Rumors” (1990), “Welcome to the Ball” (1992) e “Plug In and Hang On: Live in Tokyo” (ao vivo, 1993). Sem baixar a cabeça com a saída da Atlantic e a baixa do Metal em meados dos anos 90, Thorpe se superou em “Word of Mouth” (1994), último trabalho antes da morte do vocalista Carl Albert, que faleceu em um acidente automobilístico em abril de 1995. Abalado e com novas mudanças, Thorpe mais uma vez preferiu concentrar-se no trabalho com a banda, que seguiu produzindo e agora tem sua primeira turnê agendada para a América do Sul, incluindo datas no Brasil em dezembro.

Você está no cenário musical desde o final dos anos 70. Persistente, você nunca desistiu, lançando onze álbuns de estúdio! Que tipo de coisa ainda lhe dá prazer de continuar lutando e tocando a sua música?
Geoff Thorpe:
 Sim, são incríveis 35 anos de Metal! É simples: realmente amamos o que fazemos! Tem sido uma honra e um privilégio, bem como um pesadelo, às vezes! (risos) É claro que depois de tanto tempo muitas coisas mudam mas, acima de tudo, eu me sinto muito sortudo por ter vivido o meu sonho todos esses anos. Ir para a América do Sul pela primeira vez é muito emocionante e estamos planejando dar a todos os fãs por aí o nosso melhor.

O que espera desta primeira turnê pela América do Sul em dezembro?
Geoff: 
Sinto que este é um grande passo para sair com o Vicious Rumors pelo mundo. Estamos prontos para a América do Sul, onde queremos tocar faz muito tempo, mas até então não tinha dado certo. O Vicious Rumors tem 35 anos de Metal e nós damos 100% todas as noites. Compareça porque vamos detonar!

Você teve problemas no ano passado, com Brian Allen sendo temporariamente substituído por James Rivera e depois Nick Holleman assumindo os vocais. Você acredita que as constantes mudanças de line-up prejudicaram o desenvolvimento da banda? Como está indo o trabalho com a atual formação, que está promovendo o álbum “Electric Punishment”?
Geoff: 
Sempre que você tem um relacionamento de qualquer tipo que duram 35 anos as coisas vão mudar! Eu não planejo essas coisas, elas apenas fazem parte da vida. Aprendi a seguir em frente mesmo com as alterações, pois o objetivo é encontrar a química certa e mantê-la. As coisas estão indo muito bem com o Vicious Rumors em 2014: fizemos o cruzeiro ‘70,000 Tons of Metal’, uma turnê europeia no verão passado e agora será a nossa primeira vez em turnê pela América do Sul. A vida é boa e todos estão trabalhando bem juntos. Compareçam aos nossos shows para sentir o poder do Metal! Esperamos encontrá-lo lá!

Quais são os elementos-chave do Heavy Metal norte-americano, que fazem bandas como Vicious Rumors, The Rods, Riot, Armored Saint, Jag Panzer, Manowar, Leatherwolf, Seven Witches, Malice, Chastain, Savatage, Omen, Helstar, Warrior, Crimson Glory, Virgin Steele e Agent Steel diferentes de outras pelo resto do mundo, especialmente de países como Alemanha e Inglaterra, de onde surgiram outros pioneiros do estilo?
Geoff: 
Eu não posso falar pelos outros, mas tenho orgulho de vir do Metal da Bay Area de São Francisco, que ficou conhecida a partir dos anos 80. Metallica, Vicious Rumors, Death Angel, Exodus, Testament, e alguns outros têm realmente resistido ao teste do tempo e tiveram um forte impacto em todo o mundo. Para mim, a música é a coisa mais importante. Eu acho que isso é o que faz com que as bandas se destaquem. Grandes músicas e shows, além de uma verdadeira paixão pelo Metal.

Vocês estão constantemente em turnê e lançaram um novo álbum ao vivo, “Live You To Death 2: American Punishment”. Quando você agenda um show em um país que você nunca esteve – como o Brasil, por exemplo – você fala com algum músico que já tocou no lugar ou prefere a “viajar no escuro”, sem saber de nada?
Geoff: 
Nós sempre damos uma checada com as pessoas para os lugares que vamos! Contanto que faça sentido não há quase nenhum lugar que não vamos pelo Metal, pois adoramos conhecer fãs de Metal ao redor do mundo. O Vicious Rumors é uma banda internacional, com integrantes que vivem na Califórnia, Portland, Eslovênia e Holanda. O mundo é nosso parque de diversções e nós gostamos de tocar alto e com garra!

Mas quando se trata de gravar, você prefere trabalhar todas as partes antes de ir para o estúdio? Como estão os preparativos para o novo álbum, previsto para 2015 e que sairá trinta anos depois da estreia com “Soldiers of the Night”?
Geoff: 
A pré-produção é muito importante, assim como usar o tempo de estúdio com sabedoria. Nós gostamos de estar bem preparados. O espaço para a magia que ocorre no estúdio também é uma grande parte disso. Eu gosto de estar preparado, mas também estou aberto às mudanças se forem fazer a música soar melhor. Às vezes acontece e você tem que saber lidar com isso. Quando estamos gravando eu gosto que surjam ideias ou então quando escutamos algo que nos leve a uma nova ideia. O melhor dos dois mundos é ter um plano, mas estar aberto a torná-lo melhor!

AGENDA DA TURNÊ:
04/12 – São Paulo @ Meet and Greet – Galeria do Rock
06/12 – Vitória @ Mega Metal Festival
07/12 – Curitiba @ Blood Rock Bar
10/12 – Rio de Janeiro @ Rio Rock & Blues Club
11/12 – Rio Negrinho @ Zoombie Ritual Festival
12/12 – Londrina @ Hush Pub
13/12 – Buenos Aires @ Asbury Music Club
14/12 – São Paulo @ Manifesto Bar

Datas da “Live You To Death – 35th Anniversary Tour“:
04/12 – TBA
05/12 – Limeira (SP) @ Bar da Montanha
06/12 – Vitória (ES) @ Mega Metal Fest
07/12 – Curitiba (PR) @ Blood Rock Bar
10/12 – TBA
11/12 – Rio de Janeiro (RJ) @ Teatro Odisséia
12/12 – Londrina (PR) @ Hush Pub
13/12 – Buenos Aires (ARG) @ Asbury Club
14/12 – São Paulo (SP) @ Manifesto Bar

 

Recomendamos Para Você

Veja Também

Close
Close