Roadie News

Coleção especial de LP’s, CD’s e DVD’s celebra a história do DYNAMO OPEN AIR

A História do lendário festival holandês Dynamo Open Air é uma daquelas que se confundem com o estabelecimento de uma verdadeira cena metálica na Europa, e que enchem de orgulho e saudade os fãs dos mais variados gêneros musicais pesados em todo o planeta. E não é por menos, já que desde o princípio, garra, luta e amor pela música foram fundamentais para transformar um pequeno evento comemorativo local em um grande ponto de encontro mundial de fãs e músicos de heavy metal, e que chegou a ser, durante anos, o maior festival especializado em música pesada do planeta.

Tudo começou em 1981, quando André Verhuysen e um amigo abriram o Hard Rock Café (é, não “aquele” que você provavelmente está pensando) dentro do Dynamo Youth Centre em Eindhoven, Holanda. Antes do ano acabar, o pequeno grupo de os entusiastas agendaram o show do RAVEN, a primeira banda a tocar o local, que com sua tradicional performance cheia de fúria e energia, deixaram os 300 fãs presentes (então lotação máxima) em êxtase.

À medida que o tempo passou, os shows ao vivo se tornaram quase que uma regra e em 1986, para comemorar o quinto aniversário daquele então popular clube que passara a se chamar Dynamo Rock Club, André lançou o primeiro Dynamo Open Air, que tomou lugar no estacionamento do próprio clube. Bandas como SATAN, ANGEL WITCH e ONSLAUGHT tocaram para uma audiência estimada em 5.000 fãs.

Em 1994, o Dynamo Open Air entrou nos livros de recordes holandeses, gerando o maior e mais duradouro engarrafamento da história da Holanda. Ao mesmo tempo, com uma enorme participação de 70 mil pessoas, tornou-se o maior festival de metal da época na Europa, possivelmente do mundo! Não é de admirar, com atos como DANZIG, GOREFEST, CLAWFINGER, LIFE OF AGONY, PRONG, SICK OF IT ALL e KYUSS a bordo. No entanto, esse número seria considerado risível um ano depois, quando cerca de 110.000 fãs de heavy metal assistiram o Dynamo Open Air ’95.

Tentando encontrar um local adequado para um festival cada vez maior, o Dynamo Open Air mudou sua localização várias vezes. Em 2005, o festival teve sua última edição, apresentando bandas de destaque como TESTAMENT, OBITUARY, TRIVIUM e ANTHRAX.

Ao longo de seus impressionantes 20 anos de vida, bandas gigantescas como METALLICA, IRON MAIDEN, PANTERA, MARILYN MANSON, SEPULTURA, MONSTER MAGNET, MACHINE HEAD, BIOHAZARD e muitos outros se apresentaram nos palcos do Dynamo e ajudaram a torná-lo um dos festivais de metal mais influentes e comentados em toda a Europa.

Agora, 13 anos após a última edição do festival e com a ajuda da Caroline/Universal, a Dynamo Concerts abre os arquivos secretos de gravações ao vivo e começa a lançar os lendários shows pela primeira vez em CD e vinil (também em edição digital), e alguns títulos selecionados em DVD. Com mais de 300 shows registrados para revisar e processar, é um empreendimento que se estenderá facilmente durante os próximos dois anos. Em muitos casos, essas gravações remasterizadas, únicas e inéditas ou até mesmo nunca antes ouvidas serão o veículo perfeito para viajar no tempo e testemunhar em primeira mão como as bandas que se tornaram superstars mais tarde deram seus primeiros passos diante das plateias europeias.

Os dois primeiros lançamentos, performances ao vivo do PANTERA e do SOULFLY na edição de 1998, estarão disponíveis em 22 de junho de 2018.

Recomendamos Para Você

Close