Releases CDs & DVDs

DARKNESS SETS IN – Vol. 2 [10/10]

Black Order Productions – Nac.

Depois de muitos anos após o Volume 1 essa maravilhosa compilação promovida pela Black Order Productions está de volta.

Meus parabéns ao Lord Vlad mentor deste trabalho que uniu várias bandas de muita qualidade, que fazem parte do cenário underground baiano, mostrando para o Brasil e para o mundo que a Bahia é também um celeiro de grandes grupos de metal, e uma cena que vem se renovando e se mantendo firme e forte.

A gravadora, de uma forma ousada, lançou simultaneamente dois volumes, sim, o Volume 2 e o Volume 3, que apresentam produções impecáveis. Essas coletâneas não devem ser vistas apenas como duas compilações e sim como dois ótimos guias para quem quer conhecer ótimas bandas que a Bahia tem, e de diversos estilos do metal.

O ponto mais notável é que nestas produções a gravadora não privilegiou essa ou aquela banda. Esse trabalho nos transmite muita honestidade com abertura de espaço para novas bandas que não possuem discos lançados e nos apresenta atrações que, com certeza, são agradáveis promessas para a cena brasileira.

Neste review estão as minhas impressões a respeito do Volume 2 deste lançamento.

MALEFACTOR – Sodom And Gomorrah: Essa banda liderada pelo mentor da compilação trouxe para esta coletânea uma faixa de seu mais novo trabalho Sixth Legion. Uma ótima escolha, essa música traz um Malefactor revigorado e muito mais visceral. Foi uma ótima escolha para começar a coletânea, pela qualidade técnica e musical da banda, e pela execução de forma primorosa.

AZTLÁN – Blood Offering: Essa música é perfeita na minha opinião, death metal feito com uma qualidade soberba. A temática aqui retratada pela banda é muito interessante e combina muito bem com sua música. Vale ressaltar que esta é uma “One Man Band” e seu membro fundador é um músico que tem muita história no underground baiano, e já passou por bandas renomadas como Malefactor (como session member), Deformity BR e Martyrdom.

INSAINTIFICATION – Cowards At War: Thrash/death metal maravilhoso, pesado e até mesmo brutal. A banda apostou em uma ótima faixa extraída de seu álbum Diseased e que com certeza foi uma ótima escolha. Vale ressaltar que o Insaintification tem entre seus ótimos membros os renomados Daniel Beans e Tony Assis que integram o Headhunter D.C.

VERMIS MORTEM – Inhuman Entities: A banda traz para essa coletânea um black metal de altíssimo nível e sua contribuição para nos traz a faixa pertencente ao single recém lançado. E que também tem em seu line-up o baterista Daniel Beans que demonstra muita versatilidade em sua função.

ERASY – Sea Of Madness: Esses feirenses fazem um esplendido doom metal e dão um toque todo especial a esta compilação com a música escolhida que foi extraída de seu primeiro álbum, The Valley Of Dying Stars. Uma música que nos faz viajar entre seus vocais rasgados e riffs verdadeiramente sabáticos.

INNER CALL – 2012: Essa banda tem me impressionado há algum tempo: heavy metal muito bem feito, sem melodias maçantes e chatas, e sim, pesado e visceral não deixando a veia dos anos 80 se perder. A música foi muito bem escolhida para fazer parte da compilação, pois se trata de uma faixa que também integra o ótimo CD Elementals lançado em 2017.

SUFFOCATION OF SOUL – Life Invader: Banda da cidade de Poções interior da Bahia que tem conquistado o mundo com seu thrash metal na veia oitentista executado com maestria. Essa música demonstra uma banda afiadíssima e merecedora de toda ótima repercussão que estão obtendo. A música selecionada para estar aqui faz parte do seu novíssimo EP Macabre Existence.

GOD FUNERAL – Where Everyone Is Equal: Death metal na veia dos velhos e saudosos tempos do estilo. Uma banda que vem arrebatando muitos fãs pelo mundo com sua música muito bem executada. Lançou recentemente o seu primeiro EP e está tendo uma grandiosa aceitação. O grupo tem entre seus integrantes o guitarrista George Lessa, que tem ótimas passagens em diversas bandas e que no God Funeral mostra o seu grande talento. A música escolhida para esta compilação é a faixa dá título ao seu EP.

MARTYRDOM – Tetragrammaton: Essa é outra ótima banda oriunda de Feira de Santana, celeiro de grandes nomes de nossa cena. Banda com muitos anos de experiência e que com certeza não poderia estar de fora desta celebração. Com seu death/doom metal permeado com climas obscuros e frios, a musica escolhida para marcar com honra sua participação foi retirado seu ótimo álbum Ritual Místico De Adoração À Sabedoria Ancestral, lançado este ano.

PROFANNO – Infiés: Ótima banda que faz um death metal brutalíssimo, cheio de técnica e uma execução de bateria impressionante feita por Marcio Jordanne, baterista que tem se tornado uma referência em todo país pela técnica e por trabalhos realizados junto a diversas bandas como Devouring, Rotten Cadaveric Execration e Papa Necrose. Não esquecendo que a banda conta também com outra persona muito grata e que tem uma carreira honrada, o Fulvio Alsan, que passou por grupos como Sower e Deformity BR.

SADES – The Snow: Despois de passarmos por diversos estilos nesta maravilhosa realização promovida pela Black Order Productions, agora chegou a hora de muita melancolia e um clima negro feito por almas certamente doentias. A música apresentada aqui gravita entre partes rápidas e brutais até o mais mórbido e doentio doom metal. Uma excelente escolha para fechar este volume 2 com louvor.

Considerações finais:

Apesar da fábrica que prensou este material ter errado feio trocando a ordem de algumas faixas, a Black Order Productions, por respeito ao publico e por ter uma extrema responsabilidade, anexou ao CD um flyer muito bem elaborado com a ordem correta das faixas e expressando a sua decepção e indignação pela falta de profissionalismo por parte da fábrica. Um flyer que se torna parte integrante do belíssimo material gráfico desta realização que foi assinado pelo importante Marcelo Almeida (Other World).

Recomendamos Para Você

Close