Roadie News

WATAIN: “Se uma banda de black metal não tem problemas com conservadores, está fazendo algo errado”

Recentemente, o vocalista Erik Danielsson, da banda sueca de black metal WATAIN concedeu entrevista para o programa ‘Jimmy Cabbs 5150 Interview Series’, e falou sobre o recente problema entre o movimento antifascista Antifa e as bandas de black metal. Recentemente, a banda norueguesa TAAKE precisou cancelar sua turnê pelos Estados Unidos por conta de uma onda de propaganda contrária enviada para as casas de shows e promotores, e até de ameaças de tumulto caso os shows não fossem desmarcados.

“Eu acho que tem a ver com o fato de que o black metal está recebendo cada vez mais atenção de pessoas que não têm qualquer relação com os 40 anos de história dessa cultura. Esse movimento e essas pessoas vão perceber que é muito complicado moralizar uma forma de arte onde a regra número um sempre foi a de que não há moral a ser levada em consideração”, afirmou o vocalista e líder do WATAIN.

“É uma discussão extremamente complicada”, ele continua. “As pessoas que estão muito preocupadas, por exemplo, com a política e assim por diante, acham que estão encontrando coisas que são antagônicas à sua visão de mundo. Tenho certeza que estão. Quer dizer, no WATAIN, não há política a ser considerada, mas de alguma forma, as pessoas sempre encontram uma coisa aqui e outra ali com que possam ficar chateados. De certa forma, está tudo bem. Se você é de uma banda de black metal e não enfrenta a oposição de pessoas que estão muito preocupadas com a manutenção dos padrões éticos e morais ocidentais, então eu acho que você está fazendo algo errado. Tem que haver oposição assim. O que eu não gosto – eu estou disposto a lutar todo dia se tiver a ver com opiniões e pontos de vista que nós realmente defendemos – mas eu estou de saco cheio de falar de política por exemplo, ou quando as pessoas simplesmente não têm ideia sobre o que é realmente isso tudo. Não há política no WATAIN, qualquer que seja. Se as pessoas veem isso, elas estão olhando pelo ângulo errado. Torna-se muito cansativo. Eu posso me defender a qualquer momento se as pessoas tiverem um problema em nós sermos uma banda satânica, a qualquer hora, eu vou entrar nessa discussão, claro. Mas, se eles estão nos chamando de algo diferente disso, então eles estão errados. Eles estão no caminho errado”.

Trident Wolf Eclipse, sexto disco completo de estúdio do WATAIN foi lançado no dia 5 de janeiro pela Century Media, e recebeu uma versão nacional via Mutilation Records. O álbum contou com a participação especial do vocalista Attila Csihar, que gravou vocais de apoio na faixa Ultra (Pandemoniac), e foi mais uma vez gravado, mixado e masterizado por Tore Gunnar Stjerna (TRIBULATION, ONDSKAPT, ENDEZZMA, etc).

Recomendamos Para Você

Close